Recarga Celular
Recarga Celular

Ovinos de corte em confinamento

O confinamento é um método de cria eficiente, que possibilita um abate precoce dos cordeiros e torna viável a exploração econômica de pequenas propriedades

Os grandes conglomerados de pessoas nas cidades têm impulsionado a demanda e, consequentemente, a produção de carne de ovelha. Por isso, devido a grande diversidade estrutural das propriedades agrícolas brasileiras, alguns estudos vêm sendo feito no sentido de adaptar a produção ovina aos mais diversos meio ambientes. Várias técnicas vêm sendo testadas, com destaque para a desmama precoce, seguida de recria dos cordeiros em total confinamento. A adoção desse método requer custos extras de instalações e ração e por esse motivo, só é indicado para a criação de animais com genética capaz de oferecer um retorno significativo, tanto em termos de desenvolvimento, quanto de preço final.

O cordeiro ideal para o confinamento

Uma boa conversão da ração em carne, um elevado índice de crescimento e uma boa deposição de gordura são as características ideais para um carneiro a ser confinado. Vários outros fatores também devem ser levados em consideração para que o produto final seja condizente com o que espera o produtor rural, ou seja, é preciso um bom planejamento do sistema de produção, desde a seleção genética e controle sanitário até o plano de alimentação e o manejo do plantel. Um outro ponto a ser levado em conta pelo produtor adepto do confinamento de ovelhas são as estratégias para se conseguir bons preços de entresafra, o que é possível mediante a velocidade de engorda que o sistema permite e que faz com que o produto consiga um sobrepreço por chegar ao mercado em períodos diferentes dos cordeiros criados a pasto – que estão atrelados aos períodos das chuvas e pastagens.

Ovinocultura: uma atividade em franca expansão

A produção de ovinos de corte é uma atividade com grande potencial nos dias de hoje. Trata-se de um mercado com participação socioeconômica crescente e perspectivas muito boas no médio/longo prazo, sobretudo devido as novas tendências do consumo e a explosão da indústria da saúde e bem-estar. Sua consolidação dá-se também por ser uma alternativa viável a exploração econômica da pequena e média propriedade rural, o que, no Brasil, encontra raízes ainda muito fortes e com muito a ser explorado.

Cursos sobre confinamento de cordeiros

Aqui em nosso site você pode encontrar diversos cursos e produtos relacionados a produção de ovinos confinados. Analise a barra lateral ao lado e clique nos banners para obter maiores informações.


7 Responses to “Ovinos de corte em confinamento”

  1. Paulo Roberto says:

    Gostaria de receber mais informações sobre confinamento de ovinos, quero entrar no ramo na região de Andradina, quero me manter informado sobre os assuntos do seguimento, forte abraço

    Paulo Roberto

  2. Alberto says:

    Acho que o sistema de engorda nao é ponto de observação relevante e sim a disposição de aminais para este confinamento, o volume de animais abatidos pelo sistema de confinamento e rapido dai uma demanda por animais para ser confinados, onde encontrar este volume de animais se este ramo é muito escaço?

  3. carlos alcantra says:

    gostaria de saber se tem uma raça que se adapta melhor ao confinamento? Pois aqui na Paraiba tem diversos tipos de raças entre elas são:santa ines,cara negra,dorper…muito obrigado pela atenção um forte abraço.

  4. guilherme nunes says:

    Gostaria de receber informaçoes sobre confinamento de ovino, pois estou começando um , ja tenho conseguido alcansar alguns lucros no confinamento , mas queria saber mais sobre o assunto, por que quero me especializar no ramo .

  5. tobias says:

    olá sou tobias do esta do acre eu i meu pai estamos querendo entrar norramo da ovino cultura mas não sabemos como voçês poden nos ajuar .umforte abrasso.

  6. marcio says:

    quero entra no ramo de criacao de ouvino auguem pode me da uma boa resposta

  7. Pedro Luiz de Santana says:

    gostaria de receber informação sobre confinamento de ovino, comprei uma propriedade situado em Candeal-Bahia não tenho experiencia nenhuma no ramo.

Leave a Reply