Recarga Celular
Recarga Celular

Ovinocultura de corte no Brasil

A produção de carne de ovelha é uma atividade com grande potencial de mercado, principalmente, nos grandes centros urbano. Um dos fatores que contribuem para isso é o elevado potencial que apresenta o mercado consumidor dos grandes centros urbanos, graças ao abate de animais que produzem uma carcaça de melhor qualidade.

Sistema de produção de ovinos

Hoje, para viabilizar o sistema de produção de carne de ovinos, o ovinocultor deve se preocupar em oferecer uma carne que satisfaça consumidores cada vez mais exigentes. Além disso, deve ser avaliada a relação custo/benefício, ou seja, a lucratividade da produção. É claro que cada produtor deve desenvolver um sistema de criação adequado à sua realidade. É importante, então, verificar quais as condições para produzir carcaças de ótima qualidade a preços compensadores para o criador e para o consumidor.

Principais regiões produtoras de ovinos

Além das tradicionais regiões produtoras de ovinos no Brasil, Rio Grande do Sul, onde predomina a produção de lã, tendo a carne como produto em expansão; e Nordeste, que se caracteriza pela criação de ovinos deslanados, explorados para carne e pele; a criação se expande para os Estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e parte de Goiás, nos quais o objetivo principal é a produção de carne.

Genética tem importância fundamental na carcaça

Um bom programa de produção de carcaças de ótima qualidade deve envolver a tríade: genética, alimentação e sanidade. Existem muitas opções de raças a serem utilizadas para produção de carne, sendo importante salientar que o fator de maior interferência nas características sensoriais dessa, como o sabor, o aroma,  a maciez, é a alimentação dos animais. A utilização de cruzamentos também proporciona incremento na produção, devendo o produtor avaliar qual sistema melhor se aplica na sua propriedade. E, por fim, um bom programa sanitário permite manter a saúde do rebanho e previne enfermidades.


2 Responses to “Ovinocultura de corte no Brasil”

  1. Silva Ray says:

    Procuro carne de ovelhas,corte HALAL,
    1.000.000 de cabeças ano. Exportaçao.

  2. Olá, senhores
    Gostaria de obter informações acerca de um projeto de ovinocultura de corte no cerrado. Estou disposto a firmar parcerias e, para tanto, sou proprietário de uma área de cerca de 15 alqueires em Santo Antonio do Descoberto – GO, a 60 km de Brasília – DF.
    Contatos: benedito@ucb.br; btribeiro@hotmail.com.
    Telefones: 0XX61-86057554 (oi); 81061677 (tim); 95049969 (claro); 96924762 (vivo).
    Aguardo contatos.
    Inté!

Leave a Reply